terça-feira, 30 de setembro de 2014

Resenha: A Vida em Tons de Cinza





Sinopse: A Vida em Tons de Cinza
Autora: Ruta Sepetys


A União Soviética anexa os países bálticos. Desde então, a história de horror vivida por aqueles povos raras vezes foi contada. Aos 15 anos, Lina Vilkas vê seu sonho de estudar artes e sua liberdade serem brutalmente ceifados. Filha de um professor universitário lituano, ela é deportada com a mãe e o irmão para um campo de trabalho forçado na Sibéria. Lá, passam fome, enfrentam doenças, são humilhados e violentados. Mas a família de Lina se mostra mais forte do que tudo isso. Sua mãe, que sabe falar russo, se revela uma grande líder, sempre demonstrando uma infinita compaixão por todos e conseguindo fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. No entanto, aquele ainda não seria seu destino final. Mais tarde, Lina e sua família, assim como muitas outras pessoas com quem estabeleceram laços estreitos, são mandadas, literalmente, para o fim do mundo: um lugar perdido no Círculo Polar Ártico, onde o frio é implacável, a noite dura 180 dias e o amor e a esperança talvez não sejam suficientes para mantê-los vivos. A vida em tons de cinza conta, a partir da visão de poucos personagens, a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas durante o domínio de Stalin. Ruta Sepetys revela a história de um povo que foi anulado e que, por 50 anos, teve que se manter em silêncio, sob a ameaça de terríveis represálias.


Impressões da Biju!


Não sou muito de falar a frase: "Toda pessoa deveria ler esse livro." Acho que cada pessoa deve ler o que bem entender e algumas vezes o livro que foi perfeito para mim pode não ser bom o bastante para alguém.

Maaaaas, quando li a última página de A Vida em Tons de Cinza essa frase foi a primeira coisa que veio em minha cabeça. Toda pessoa deveria sim ler esse livro simplesmente para saber o quanto os países Bálticos sofreram com a loucura (sim, aquilo só poderia ser loucura) de Stalin.

Todos nós sabemos o quanto Hitler foi ruim. Todos nós sabemos como ele acabou com a vida de muitas pessoas. Mas pelo menos eu nunca tinha me aprofundado sobre tudo que o Stalin foi capaz de fazer.

Estima-se que ele matou 20 milhões de pessoas. Ele destruiu 20 milhões de sonhos. Destruiu milhões de famílias. Dá pra imaginar isso?

“A psicologia de Stalin parecia ter por base o fato de nunca se saber o que esperar. "

  Pág: 168

Mas o mais legal desse livro é que ele não nos mostra apenas uma história de guerra, de desespero, de destruição. Ele nos mostra como cultivar uma pontinha de esperança mesmo quando não existem motivos para acreditar em nada. Ele nos mostra como as lembranças boas podem ajudar em momentos difíceis. E ele nos mostra também a força do amor em meio ao caos. O amor de verdade. O amor ao próximo. Puro e sem esperar nada em troca.

“É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão nem recompensa. "

  Pág: 16


Sem dúvida nenhuma ele leva cinco beijinhos.




Para quem se interessar, tem um vídeo muito interessante no Youtube contando um pouco mais sobre o livro. Segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=e80hAM8bxWY

Qualquer dúvida sobre o livro é só deixar nos comentários, prometo responder a todos.

Não esqueçam de curtir nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/BijuCaastorrecillas?fref=ts

E inscrevam-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/watch?v=OWt4CQGPNIY


Bijucas e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário