segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Resenha: As Mentiras de Locke Lamora



























Sinopse: As Mentiras de Locke Lamora
Autor: Scott Linch


O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.



Impressões da Biju!

Não sei muito bem como começar essa resenha. Sempre acho muito complicado falar sobre um livro pelo qual me apaixonei.

Prometo que irei fazer o possível para ser o mais clara possível. kkkkk.

O livro conta a história de Locke Lamora ou, como também é conhecido, Espinho de Camorr. Um ladrão que rouba dos ricos e não dá aos pobres.


"Você Locke, pode ficar com o resto como seus... honorários. Foi um dinheiro honestamente roubado!

Não quero falar muito sobre a trama para não estragar nenhum tipo de surpresa, mas posso dizer que todos devem esperar muita morte, muito sangue, e principalmente, muitas mentiras. Não aquelas mentirinhas de crianças, mas mentiras épicas, mentiras dignas de um dos maiores vigaristas de todos os tempos.


"Algum dia, Locke Lamora, algum dia você vai fazer uma cagada tão gigantesca, tão ambiciosa, tão avassaladora, que o céu vai se acender, as luas vão girar e os próprios deuses vão fazer chover cometas de tanta alegria. Só espero ainda estar por perto para assistir."

Porém, não pense que Locke Lamora é um sujeito duro, ruim e sem coração. Muito pelo contrário. Uma das melhores qualidades desse autor é a de dar carisma a seus personagens. Não tem como não torcer por todos eles.


Fiquei completamente fascinada com a capacidade do autor de inventar uma cidade como Camorr. Em como ele conseguiu inventar personagens que fizeram eu me apaixonar tão perdidamente, que viraram meus amigos e que me fizeram torcer para que seus truques e roubos dessem certo.

Scott Lynch tem uma escrita tão impecável, tão perfeita, que te faz viajar para um lugar inexistente. As descrições dos cenários, dos personagens, dos roubos é simplesmente fascinante.

A forma que os capítulos são distribuídos também ajuda a tornar a leitura mais prazerosa. O autor intercala capítulos passados no presente, com Locke Lamora já adulto, e interlúdios do passado, que nos conta o inicio da sua "carreira" de ladrão.

A sensação que tenho é a que poderia ficar horas e horas falando das qualidades desse livro e da destreza do autor, mas sei que nada chegaria aos pés da sensação de ler essa obra. Nada como saborear esse universo novo e conhecer "pessoalmente" um dos melhores personagens já criados nesse mundo infinito que é a fantasia.

Enfim, o livro é perfeito. Os diálogos são deliciosos. A descrição dos cenários são lindas. E os personagens são encantadores.
Scott Lynch já entrou para o meu ranking de autores favoritos :).

Tem como dar 10 beijinhos em um livro? kkkkkkk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário